terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nasce a primeira Princesa dos Belgas

Nascida em 7 de junho de 1840 em Laeken, local até hoje da residência oficial da família real belga e chamada Marie Charlotte Amalie Victoire Clementine Leopoldine de Saxe-Coburg-Gotha, Carlota, tinha esse nome em homenagem a primeira esposa de seu pai, a princesa de Gales morta ao dar a luz. (Nos posts de Vitória foi citado isso, o pai de Carlota era Leopoldo I, Rei dos Belgas, tio da Rainha Vitória e viúvo da prima dessa, por infortunio do destino Leopoldo não foi príncipe consorte inglês). Seu pai queria que ela tivesse nascido um varão para assegurar a dinastia, apesar de ser a mais nova de três irmãos, o mais velho já havia morrido, o rei desejava mais um menino a mortalidade infantil até na realeza era muito elevada. O rei descontente murmuriou ao saber que era uma menina, a rainha Luisa Maria d'Orleãs, filha de Felipe I Rei dos Franceses ficou radiante, desejava uma menina. Mais tarde o rei conhecento sua filha se encantou e caiu de amores pela mesma.

Leopoldo I

Luisa Maria d'Orleãs




Prima carnal da rainha Victoria e seu marido Alberto (ambos eram filhos de irmãos de Leopoldo) a pequena Carlota se parecia muito com sua prima real inglesa Vick. Era altiva e mimada, desde cedo fora pelos seus pais.

Princesa Carlota

Princesa Carlota


Desde pequena Carlota soube de onde vinha, das casas reais mais importantes da Europa, orgulhava-se de seu pai, esse pensamento monárquico, de poder e de governar a influenciaria muito durante a vida e a tornaria em uma das figuras mais marcantes das monarquias americnas.

Um comentário:

  1. Aiai, tenho certeza de que sendo Belga ela sabia de onde vinha e de onde jamais deveria sair. Ateh hoje a nobreza Belga eh conhceida por ser uma das mais exclusivas da Europa... E diga-se de passagem importante... (influente nao menos...).
    Ateh pode parecer para muita gente que eh algo bem randomico que a capital da Europa seja Bruxelas, e deve ser, neh??? Nada a ver com a importancia do pais... hehe

    ResponderExcluir